Voltar para Home

A Samsung lançou, nesta terça-feira (22), um novo rádio projetado para auxiliar as operadoras de celular a superarem os desafios que enfrentam na implementação de redes 5G. Anunciado no evento virtual “Samsung Networks: Redefined”, o novo One Antenna Radio apresenta antenas integradas, permitindo que as operadoras simplifiquem e acelerem as instalações 5G mediante a consolidação de um rádio Massive MIMO de 3.5GHz com antenas passivas de bandas baixa e média em um fator de forma único.

À medida que as operadoras continuam a estender sua cobertura 5G, um dos principais desafios que enfrentam está relacionado ao espaço de restrições em sites e em torres. O rádio multifuncional da Samsung atenderá a demandas ambientais e locais – facilitando a instalação, economizando espaço e reduzindo o OPEX para as operadoras. A nova solução irá tornar-se parte do portfólio de Rede de Acesso de Rádio (RAN) da Samsung no início de 2022, inicialmente visando o mercado europeu.

Imagem meramente ilustrativa

Os benefícios-chave do One Antenna Radio da Samsung são:

  • Simplificação do Site: a solução simplificada usa hardware compacto para se misturar ao ambiente da localidade e reduz o cabeamento e os elementos de hardware para minimizar o impacto visual em áreas urbanas densas;
  • Instalação simplificada: a implementação é facilitada, eliminando a necessidade de instalar e conectar rádios e várias antenas separadamente, acelerando a instalação e reduzindo os custos de mão de obra;
  • Economia de OPEX: Ao exigir menos espaço nos locais ou nas torres e com um tamanho menor, as operadoras podem economizar em despesas, incluindo custos de aluguel e manutenção.

“Estamos orgulhosos de apresentar o nosso One Antenna Radio para o fornecimento de desempenho líder da indústria, projetado para atender a vários ambientes de implementação. Reconhecendo que o hardware de montagem, o cabeamento, o tempo do local da equipe e as limitações de espaço são um desafio para a maioria das operadoras, criamos uma solução para ajudar a resolver esse problema e expandir os limites de implementação”, disse Wonil Roh, Vice-Presidente Sênior e Líder de Estratégia de Produto em Negócios de Redes da Samsung.

A Samsung foi pioneira no fornecimento bem-sucedido de soluções 5G de ponta a ponta, incluindo chipsets, rádios e equipamentos do core da rede. Por meio de pesquisa e desenvolvimento contínuos, a Samsung impulsiona a indústria para o avanço das redes 5G com seu portfólio de produtos líderes de mercado, desde RAN e Core totalmente virtualizados até soluções de rede privada e ferramentas de automação alimentadas por IA. A empresa está atualmente fornecendo soluções de rede para operadoras móveis que fornecem conectividade a centenas de milhões de usuários em todo o mundo.