Voltar para Home

5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente, um dia designado pelas Nações Unidas em 1972 para incentivar a conscientização e a ação mundial para proteger nosso meio ambiente. A cada ano, um tema diferente é escolhido, e o tema deste ano é ‘Restauração de Ecossistemas’, um foco escolhido para destacar a importância da restauração e proteção ambiental.

A ciência e a tecnologia tornaram nossas vidas mais fáceis e convenientes, graças à inclusão de vários produtos e serviços inovadores em nossas rotinas diárias. Mas a desvantagem dessas inclusões tem sido o desenvolvimento de sérios desafios ambientais globais, incluindo mudanças climáticas e esgotamento de recursos – questões que ameaçam o futuro do nosso mundo.

Para ajudar a mitigar esses problemas, a Samsung Electronics se esforça para incorporar a sustentabilidade ambiental em tudo o que fazemos. Vamos analisar como a inovação de produtos ecologicamente corretos e o envolvimento do consumidor da Samsung se unem para nos ajudar a alcançar um futuro sustentável.

Hyeongnam Kim, Vice-Presidente Sênior, chefe do Global CS Center, Samsung Electronics

Minimizando o impacto ambiental de todo o ciclo de vida de um produto

Com base no princípio de gerenciamento de produtos, nossos produtos são criteriosamente projetados para minimizar seu impacto no meio ambiente. A Samsung está profundamente envolvida em atividades para minimizar o impacto ambiental de seus produtos ao longo de todo o seu ciclo de vida – do desenvolvimento e fabricação à distribuição e uso, passando pelo serviço pós-venda e reciclagem.

Em primeiro lugar, a Samsung incorpora preocupações ambientais em seu processo de desenvolvimento de produto. Para esse fim, a empresa introduziu um Processo de Ecodesign para avaliar seus produtos em relação aos padrões de consciência ecológica em diferentes países, incluindo os EUA e a Coreia. Em 2008, a empresa instituiu um comitê de ecologia para toda a empresa e forças-tarefa em nível de divisão para intensificar seus esforços no desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos. Até hoje, a Samsung está comprometida com o desenvolvimento de produtos inovadores e de alto desempenho com impacto mínimo no meio ambiente.

A ênfase da Samsung na sustentabilidade continua na fase de fabricação. A empresa vem expandindo o uso de fontes de energia renováveis, como calor solar e geotérmico em suas instalações, e também está incorporando o uso de água e resíduos reciclados. Como um exemplo representativo, a Samsung também fez avanços na sustentabilidade ao suprir todas as suas instalações nos EUA, Europa e China com energia 100% renovável no ano passado. Além disso, a Samsung planeja expandir o uso de energia renovável para o resto de suas instalações ao redor do mundo, seguindo o desenvolvimento de sistemas e infraestrutura locais em cada região.

Em relação à etapa de distribuição, a Samsung substituiu as embalagens de plástico e material termo retrátil, de algumas categorias de produtos, por embalagens feitas de biomateriais renováveis, a fim de reduzir o resíduo das embalagens. A empresa agora também exige que seus fornecedores de papel solicitem uma certificação de Forest Stewardship de modo a substituir completamente todo o papel usado nos manuais e embalagens de seus produtos eletrônicos móveis e de consumo.

A Samsung ajuda os usuários a diminuir o consumo de eletricidade durante o estágio de uso do ciclo de vida de um produto, fornecendo-lhes produtos com eficiência energética – contribuindo assim para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a empresa se empenha continuamente para desenvolver produtos duráveis e com um processo de reparo rápido e fácil, pois se o consumidor utilizar seus produtos por mais tempo, ele fará a diferença reduzindo seu impacto ambiental.

Quanto ao estágio final do ciclo de vida de um produto, o descarte, a Samsung continua sendo pioneira em seus programas de coleta e reciclagem de lixo em todo o mundo, operando atualmente em 55 países diferentes. Nos EUA, por exemplo, os usuários podem deixar seus dispositivos móveis em fim de vida em qualquer um dos mais de 500 locais da uBreakiFix, uma rede de consertos independente. A empresa também está planejando expandir seu sistema de reciclagem de circuito fechado para recuperar e reutilizar mais ferro, cobre e plástico do lixo eletrônico.

Reduzindo 301 milhões de toneladas de gases de efeito estufa por meio de iniciativa e inovação

Graças às suas práticas de gerenciamento de produtos, a Samsung reduziu o consumo médio de energia por unidade de um produto em 32%, equivalente à redução acumulativa de 301 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa nos últimos 12 anos, desde 2009. A empresa também reciclou mais 4,54 milhões de toneladas de lixo eletrônico por meio de seus locais globais de coleta de lixo eletrônico de 2009 a 2020.

Para incentivar os clientes a usarem seus produtos por mais tempo, como parte de uma economia circular, a Samsung instituiu um processo de reparo rápido e fácil para os usuários, por meio do qual a empresa fornece informações de conserto do produto e peças para oficinas autorizadas, bem como para oficinas independentes.

Defendendo valores do usuário por meio do upcycling ecoconsciente

Para ir além do emprego de práticas ecologicamente corretas somente no desenvolvimento de seus produtos, a Samsung tem feito vários esforços para reduzir o uso de recursos em todas as suas linhas de suprimentos, a fim de promover um consumo mais sustentável.

No ano passado, a Samsung lançou sua revolucionária Eco-Package (Embalagem Ecológica) para seus produtos de TV feitos de caixas de papelão em um esforço para estimular o reutilização e a criatividade dos usuários, já que eles podem criar brinquedos em formato de animais ou pequenas peças de mobiliário usando suas embalagens descartáveis.

Além disso, a Samsung também lançou recentemente seu programa Galaxy Upcycling at Home, que permite aos usuários aproveitar seus smartphones Galaxy não utilizados como dispositivos de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), na Coreia, nos EUA e no Reino Unido. O programa também adapta smartphones mais antigos em câmeras de diagnóstico médico, ajudando a abordar casos de deficiência visual que podem ser evitados com um diagnóstico adequado.

Nós, da Samsung, estamos empenhados em criar um futuro sustentável que proporcione uma vida melhor para todos, introduzindo produtos e soluções ecologicamente corretos e criativos em todas as nossas áreas de negócios. Com foco no gerenciamento sustentável, estamos priorizando a redução de carbono, a circulação de recursos e a restauração do ecossistema nos nossos esforços para proteger o meio ambiente.

Escrever comentários